HISTORIA - NAVIO DA IMIGRAÇÃO ARGUS (Capitão Ehlers) - Seus Passageiros ...
ouco se sabe do NAVIO ARGUS, mas ele era anunciado por sua habilidade de navegar rápido, em cartazes para atrair passageiros, como um "Rápido Barco britânico à vela". Em anúncios, ele era um navio à vela como "Bandeira Neutra de Marselha." Isto era importante porque ele navegou durante a Guerra Civil Americana, provavelmente transportando mercadorias e passageiros para a França, neutralidade e velocidade é o que tanto contribuemm para uma viagem sem interrupções. (veja mais imagens do Navio Argus)



PARTIDA DO PORTO DE DEN HELDER EM AMSTERDAM - HOLANDA: 23/07/1824 - CHEGADA NO RIO DE JANEIRO EM: 07/01/1824.

É de Conrado Meyer a descrição das peripécias da viagem do Argus.

descrição:
"O navio enfrentou longos temporais que inutilizaram seus mastros obrigando a um retorno ao porto de Texel, onde 26 colonos homens, mulheres e crianças fugiram a um novo embarque."

É o próprio Meyer quem descreve "nossa segunda partida, não foi mais feliz que a primeira. Cruzamos durante alguns dias o Canal da Mancha e fomos forçados uma segunda vez por ventos a arribar a Cowes na Ilha Wiglot. A nossa terceira partida, parecia mais favorável do que o das duas primeiras. Mas logo grandes furacões nos lançaram na Baia de Biscaia e mais tarde nas Costas de Mandragora na África; só depois de infinito atraso conseguimos chegar a Tenerife (Santa Cruz)".

Em Santa Cruz, houve nova compra de água e provisões mas já sem Conrad Meyer, que se transferira para o Paquete inglês Eclipse, seguiu o Argus para o Rio de Janeiro em Dezembro de 1823.

eyer chegara um pouco antes e apresentava um detalhado relatório às autoridades locais. Assim a 7 de Janeiro de 1824, dias depois da chegada de Conrad Meyer, o Ministro Carvalho e Mello, ao responder aos ofícios de Schaeffer prometia-lhe o envio de fundos destinados à colonização dizendo: "Entretanto tendo aqui já chegado, Conrad Meyer com a conta das despesas que fizera na Comissão de vir acompanhado os trezentos alemães por Vossa Mercê enviados para este Império.Sua Majestade Imperial não só mandou prontamente pagar-lhe, mas deu todas as providências para o bom recebimento e comodidade dos ditos colonos alemães, como a Vossa Mercê constará pelas cópias inclusas e Diários do Governo".

Conrad Meyer foi o relator dessa viagem, da qual participara até Tenerife, Prestando informações personalizadas e agrupadas em três listas, que estão aqui anexadas. Elas foram feitas com cuidado e nos dão uma visão mais exata sobre esses colonos enviados por Schaeffer.

ram 300 emigrantes declarados por ele e por Schaeffer, mas as listagens nem sempre conferem entre si como analisamos no núcleo deste trabalho.

A individualização dos passageiros do Argus com listas e informações, além das fichas preparadas por nós, assegura-nos uma perspectiva bem abrangente sobre a vinda dos colonos alemães para Nova Friburgo. José Antônio Soares de Souza sob o título "Os Colonos de Schaeffer em Nova Friburgo" organizou listas com os passageiros e suas várias procedências. Os originários de Hesse são quase na sua totalidade passageiros do Argus e formaram o núcleo principal dos alemães de Nova Friburgo, desatendendo-se às promessas iniciais de Schaeffer de fixá-los nas colônias prometidas por ele, perto de Viçosa e de Caravelas.

autor englobou no primeiro quadro os emigrantes de 1ª e 2ª listas de Meyer, quase todos vindos do mesmo lugar, com a única diferença do pagamento integral ou não das passagens (1ª e 2ª listas) e a total ausência de pagamento (3ª lista).

De Oldemberg, foi bem menor o número de lavradores que figuram nas duas primeiras listas de Meyer. Em compensação, consta o nome de vários artistas como os qualificava Schaeffer com profissão definida.

É interessante notar que há um número maior de mulheres neste grupo, incluindo Margarida Becker que viajou só, com os filhos e sem profissão.

o terceiro grupo, observa-se uma grande diversidade quanto à origem; comparando-se as listas de Meyer, nota-se que neste 3º grupo só dois não pagam integralmente suas passagens. Têm profissões mais definidas e urbanas; observa-se ainda inexplicavelmente, um grande número de ourives. Em número maior são solteiros e comprometidos com o serviço militar.

1 - Nota do Site:
rande número de ourives pois o Sr. Schaeffer tinha particular interesse nessa mão de obra. Sua intenção, inicial, era que os imigrantes iriam ocupar terras da Bahia, mais precisamente Almada, onde o mesmo tinha enormes extensões de terra, e ele tencionava explorar e comercializar materiais preciosos. Quando os alemães chegaram ao Rio de Janeiro houve a mudança do destino para Nova Friburgo, por parte do governo brasileiro (contrariando muitos).
Notando-se, em pesquisas atuais, que existiam ourives alemães que originaram-se próximo à cidade de Ida-Obertein que é famosa mundialmente por explorar/trabalhar e comercializar gemas e materiais preciosos, inclusive o Sr. Johann Georg Schwinn era ourives de profissão, nosso ascendente, era originário do povoado de Niederhosenbach, da cidade de Ida-Oberstein.

2 - Nota do Site:
ealmente há divergências entre várias listas, por exemplo o Sr. Johann Georg Schwinn está registrado como "lavrador", na ficha de Imigrantes e na ficha da Igreja Presbiteriana de Nova Friburgo registra-se como "ourives".

Aliás sobre esse assunto, existem documentos que comprovam que os colonos vindos para servir o exército tiveram suas passagens pagas pelo governo brasileiro. Há um despacho muito claro do Ministro Carvalho e Mello que mais tarde seria o Visconde da Cachoeira, datado de 21/01/1824, onde declarava que não era intenção do governo obrigar os colonos que vieram à sua custa, servir ao Brasil. (Biblioteca Nacional – Seção de Manuscritos 11,34,22,18).

um último agrupamento feito em "Os Colonos de Schaeffer em Nova Friburgo" há a listagem dos que da última relação de Meyer se destinaram a servir o exército, num total de 29 homens mais o médico, todos com o transporte pago. Eram chamados colonos de 1ª classe. Antes eram minoria, mas logo transformam-se em maioria, sobrepujamdo os de 2ª classe; todos solteiros entre 18 e 40 anos de idade.

Origem/Número de Passagem/Nome/Profissão
Hamburgo
58 Adolphe Meyer, médico.

Hesse
59 Conrad Heerd, alfaiate;
60 Jean Klein, alfaiate;
61 Daniel Schaeffer, vidraceiro;
62 George Blaess, barqueiro;
63 Pierre Grieb, moleiro;
64 Bernard Schmidt, carpinteiro;
65 Eberhard Schmidt, lavrador;
66 Conrad Ott, lavrador;
67 George Nanz, lavrador;
68 André Schneider, lavrador;

(os nomes de família destes recrutas vindos de Hesse, vê-se que deviam ser parentes dos colonos que constam na lista nº 1, originários também do Hesse).

Hanover
69 Gerard Will, encadernador.

Baviera
70 J. A. Nehwein, cordoeiro.

Prússia
71 Leopold Berkle, relojoeiro;
72 Antoine Schröder, relojoeiro;
73 Louis Baumbach, lavrador;
74 Auguste Bullrich, caixeiro;
75 Christian Ziegler, caixeiro;
76 H. Steegner, sapateiro;
77 Mathieu Steiben, sapateiro.

Wittemberg
78 Ulrich Haeberle, caixeiro;
79 C. Schmitting, padeiro;
80 Christian Moll, alfaiate;
81 Guillaume Zaeb, oficial (militar);
82 C. Niethammer, boticário.

Hungria
83 J. S. Juraz, ourives.

Holanda
84 Jean Plevotz, sargento.

(Conservamos os nomes dos alemães como os escreveu Meyer traduzindo, no entanto, a profissão).

França
85 A. P. Damerval, carpinteiro;
86 A. Louis Borde, carpinteiro.

Suécia
87 Tobie Fedberg.

minucioso Conrad Meyer como vemos, além de detalhar a viagem do Argus, também procurou analisar cada passageiro, chamando a atenção para as situações mais importantes.

Ainda procurou localizar fatos isolados e viajantes que retornaram a Alemanha como ele próprio, arrolado como solteiro e constando na lista 3 – natural da Suíça; auto – intitulado como "Cargadeur et Secretaire de Mr de Schaeffer".

utra observação de Meyer muito específica, refere-se a José Gross "como um dos condutores da Colônia e homem muito honesto, podendo servir em caso de guerra. Fez despesas e gastos em favor de vários passageiros indigentes montando segundo sua conta a 240 piastras e espera que o Governo queira restituir-lhe a dita quantia. Pagou passagem como passageiro de proa mas tendo tido na qualidade de condutor passagem num camarote, espera-se que o Augusto Governo Brasileiro bonifique o Capitão do Navio Argus do acréscimo de 100 piastras".

Foram-lhe restituídas as 240 piastras em fevereiro de 1824, mas não foi aceito para o exército, retornando à Europa. Segundo o ofício de Carvalho e Mello a Monsenhor Miranda de 27/04/1824, Gross em 1826 retornou ao Brasil fixando-se no Sul do país.

eyer ainda destaca os mais e menos recomendável e damos essa informação como se acha no original.

" OBSERVATION GÉNÈRALE - les plus recommandables, parmi les émigrès allemands sont les nommés: Werner, Zauback, schott, Riegel (excelle Chasseurs), Schwab, Fechter, Att, Planck, et Schnepf –Les moye recommandables sont les nommés: J. N. Schneider, Baum er femme, P. Klein, ª Dietrich, Junger e P. Grieb".

(Biblioteca Nacional – Seção de Manuscritos 11,24,22,15).

ELAÇÃO DE PASSAGEIROS DO NAVIO ARGUS, – 3 LISTAS – FEITA POR CONRAD MEYER, COM AS OBERVAÇÕES PERTINENTES.

LISTA Nº 1 MIGRANTES QUE PAGARAM AS PASSAGENS
Nº NOME PRENOME PROFISSÃO ORIGEM Nº DEPENDENTES
01 Fechter G. Lavrador Baviera 1
02 Bourguignon Henrique Lavrador Francfort 1
03 Tinger Henrique Lavrador Hesse 6
04 Schott Henrique Lavrador Hesse 6
05 Müller Peter Lavrador Hesse 4
06 Berbert Peter Lavrador Hesse 3
07 Schwab Guilherme Lavrador Hesse 5
08 Grieb Balthasar Moleiro Hesse 4
09 Eller Heinrich Padeiro Münzenberg - Hesse 7
10 Emmerich Jonas Moleiro Hesse 5
11 Heinrich Jean Moleiro Hesse 2
12 Heinfelder C. Moleiro Hesse 5
13 Nanz Pierre Moleiro Hesse 4
14 Spamer Jacques Moleiro Hesse 4
15 Dorr Daniel Moleiro Hesse 5
16 Louback Werner Lavrador Hesse 8
17 Doring Henri Lavrador Hesse 4
18 Diedrich Adam Lavrador Hesse 4
19 Kaiser Gaspard Lavrador Hesse 4
20 Klein Jacques Lavrador Hesse 7
21 Klein Pierre Lavrador Hesse 6
22 Klein Conrad Lavrador Hesse 7
23 Klein-jovem Jacques Lavrador Hesse 2
24 Schenckel Henri Lavrador Hesse 6
25 Rigel Conrad Lavrador Hesse 6
26 Hermann Nicolaus Lavrador Hesse 7
27 Winter Jacques Carroceiro Hesse 6
28 Heringer Phil Alfaiate Oldenbourg 2
29 Schwinn George Ourives Oldenbourg 5
30 Heiderich Charles Lavrador Oldenbourg 3
31 Baum Henri Lavrador Oldenbourg 5
32 Schneider Nicolau Lavrador Oldenbourg 5
33 Klose I. A. Lavrador Prússia 5
34 Kaspar Phil Ourives Oldenbourg 2
35 Schnejof Guilherme Alfaiate Nassau 5
36 Alt Pierre Cirurgião Prússia 5
37 Ort Jean Lavrador Hesse 2
38 Dault Margareth Viuva-costureira Hesse 6
39 Projahn C. Mecânico Hamburg 1
40 Peachr G. M. Comissário Virtemberg 1
41 Gross Henry Oficial Hesse 1
Total de pessoas 177

OBSERVAÇÕES DA LISTA Nº 1
odos os emigrados depois do nº 1 até o nº 37 (inclusive) são chefes de família, trabalhadores. Eles trouxeram vários apetrechos necessários à agricultura. Nada há que os desabone nem em suas atividades, nem em suas condutas, razões pelas quais foram distinguidas pelo Imperador do Brasil.

Recomenda-se estes indivíduos a benevolência do Augusto Governante e espera-se que eles sem esquecer a velha pátria, se dediquem à nova. Eles não só pagaram suas passagens como contribuíram com 240 piastras em favor dos que nada tinham, assim como aos armadores do navio. Estes queriam pagamento pelo frete. Eles esperam que o Governo lhes devolva essas 240 piastras que eles adiantaram em favor de seus compatriotas e no interesse do Brasil.

EMIGRANTE 38 – Viúva Dault
Reclama da bondade do Governo, 100 piastras, levando em conta que seu marido morreu antes do embarque na Europa e que os armadores do navio não lhe devolvera a quantia do frete da passagem que o marido suplicante tinha pago.

EMIGRANTE 39 – C. Projalm
Morreu na viagem 5ª Latitude Norte. Ele pagou sua travessia como passageiro.

LISTA Nº 02 - MIGRANTES QUE PAGARAM PARTE DAS PASSAGENS
Nº NOME PRENOME PROFISSÃO ORIGEM Nº DEPENDENTES
42 Hoffmann G. Baviera 1
43 Dorer Wilibald Carpinteiro Baviera 3
44 Dratt Guilherme Lavrador Hesse 4
45 Schneider Gaspard Lavrador Hesse 5
46 Schmidt Philip Lavrador Hesse 1
47 Bröder Conrad Carroceiro Hesse 6
48 Ulrich Ernest Lavrador Hesse 3
49 Reipert Charles Lavrador Hesse 3
50 Hans Henri Lavrador Hesse 5
51 Schwenck Charles Lavrador Hesse 8
52 Jungllut Johannes Ourives Oldenbourg 4
53 Fals Charles Ourives Oldenbourg 6
54 Becker Marguerite Ourives Oldenbourg 2
55 Ulrich Philip Lavrador Oldenbourg 5
56 Baum Nicolas Lavrador Oldenbourg 5
57 Heringer Jacques Ourives Oldenbourg 7

Segunda lista total 16 em + 68 dependentes = 84 pessoas.

OBSERVAÇÕES DA LISTA Nº 2
s emigrantes da Lista nº 2 têm ainda um resto de frete a pagar no valor de 2.685 florins. A razão de 2½ florins por piastra, tem-se 1.070 piastras. São na maior parte pais de família e laboriosos trabalhadores. Não possuem meios para pagar o restante à Chancelaria de Assuntos Estrangeiros do Rio de Janeiro.

Esses indivíduos estão à disposição do Governo que os fará trabalhar e assim lhes será descontada a soma que o Estado deverá receber deles. Eu os recomendo de resto, como os emigrados da lista 1 à bondade e alta consideração e proteção do Augusto Governo Brasileiro. O Senhor Schaeffer se responsabilizou e assinou por estas pessoas na Chancelaria de Assuntos Estrangeiros em Hamburgo a 18 de Julho de 1823, uma cifra de 800 piastras.

LISTA Nº 3
MIGRANTES ALEMÃES QUE NÃO PUDERAM PAGAR SUAS PASSAGENS E ESTÃO À DISPOSIÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO (EXCEÇÃO 58 a 60).
Nº NOME PRENOME PROFISSÃO ORIGEM Nº DEPENDENTES
58 Meyer Adolphe Médico Suíça 1
59 Sauerbronn Friedrich Pastor Hesse 8
60 Meyer Adolph Doutor Hambourg 1
61 Reigel Conrad Alfaiate Hesse 1
62 Will Gerard Hannover 1
63 Neerwem J. A. Baviera 1
64 Grieb Pierre Hesse 1
65 Schmidt Berbard Hesse 1
66 Schmidt Eberhard Lavrador Hesse 1
67 Ott Conrad Lavrador Hesse 1
68 Nauz George Lavrador Hesse 1
69 Schneider André Lavrador Hesse 1
70 Klein Johannes Alfaiate Hesse 1
71 Berkle Leopold Prússia 1
72 Schröder Antoine Prússia 1
73 Baumbach Louis Lavrador Prússia 1
74 Haeberle Ulrich Comissário Virtemberg 1
75 Bullrich Auguste Comissário Prússia 1
76 Ziegler Christiano Comissário Prússia 1
77 Steigner H. Prússia 1
78 Steiben Mathieu Prússia 1
79 Niethammer C. Boticário Virtemberg 1
80 Schaeffer Daniel Vidraceiro Hesse 1
81 Schmitting C. Padeiro Virtemberg 1
82 Fedberg Tobie Suécia 1
83 Moll Cristiano Alfaiate Virtemberg 1
84 Juraz D. E. Hungria 1
85 Blass George Hesse 1
86 Zack Guilherme Oficial Virtemberg 1
87 Prevotz Johannes Sargento Holanda 1
88 Demerval França 1
89 Borde A. Z. França 1

Total de pessoas 39

OBSERVAÇÕES DA LISTA Nº 3
s fretes das passagens da lista nº 3 – estão autorizados por Major Schaeffer, sob o controle da Chancelaria de Assuntos Estrangeiros no Rio de Janeiro e calculados em piastras – 1.000 e 2.800 – 18 de Julho de 1823 – Ass. Hambourg.
EMIGRANTE 59 – F. Saurbronn
"Pastor da Colônia Alemã, pagou parte de sua transferência para o Brasil, vendendo um bom lugar que tinha em sua pátria. Ele é acompanhado por numerosa família e se coloca à disposição do Governo, esperando que as promessas que lhe foram feitas na Alemanha sejam cumpridas completamente.

Ignora-se se suas reivindicações são verdadeiras e se ele tem condições de reclamar. Não o conhecendo pessoalmente, não é possível falar mal ou bem de seu caráter e de sua moral".

EMIGRANTE 60 – A. Meyer
"oi engajado por Major Schaeffer em nome do Governo Brasileiro, com a promessa de fazê-lo, cirurgião-mor que inclui os privilégios e salário que no Brasil, já percebe outro cirurgião-mor, incluindo ainda a possibilidade de ficar no Brasil ou voltar comigo à Europa, com todos os fretes pagos.

sse jovem é meu irmão, e por isso não posso recomendá-lo, já que minha atuação poderá parecer parcial.

Permito-me somente observar o bom estado de saúde que todos os emigrantes desfrutam falando pois a seu favor, e não tornando injusto fornecer ao Doutor uma pequena gratificação análoga aos serviços eminentes que ele realizou".

EMIGRANTE 61 E 62 – Conrad Reigel e Gerard Will – "Fizeram toda a viagem na cozinha, onde serviram a todos os passageiros, tendo aos mesmos sentindo a necessidade de lhes prometer uma bonificação de 10 piastras e um pagamento de soldado a cada um deles".

Observação
"s emigrantes da lista nº 2 devem ainda completar um restante de frete de 2.680 florins (à razão de 2½ florins por piastra = 1.070 piastras).

São na maior parte dos casos, pois de família e lavradores, não tendo meios de pagar seus fretes de passagens inteiros. Pedem assim a Major Schaeffer que lhes seja pago o restante de seus fretes pela Chancelaria de Assuntos Estrangeiros no Rio de Janeiro. Esses indivíduos ficarão a disposição do Governo que os fará trabalhar, devendo ser reembolsados pelo seu trabalho com a soma que o Governo decidir lhes dar. Eu os recomendo, assim como os da lista nº 1 e peço alta proteção do Augusto Governo Brasileiro.

Ao Major Schaeffer responsável por todos e à Chancelaria de Assuntos Estrangeiros na data de 18 de Julho de 1823 – Hamburgo – com soma de 800 piastrras".

onrad Meyer
"Eu espero que o Governo leve em consideração os serviços que esses indivíduos prestaram a todos os passageiros, e mande pagar a pequena gratificação que eu reclamo em seu favor".

EMIGRANTE 86 – G. Zack - "Serviu a civis e militares. Eu desejo remunerá-lo de um modo ou de outro. Não podendo pagar sua travessia e tendo tido como meu companheiro de quarto, suplico ao Governo de pagar por ele ao capitão do navio Argus, o frete estipulado de 160 piastras.
Todos os indivíduos desta lista nº 3 não puderam pagar seus fretes de travessia e o Sr. Major Schaeffer apresentou seus fretes à Chancelaria de Negócios Estrangeiros no Rio de Janeiro, colocando-se os mesmos à disposição do Governo Brasileiro. Vários entre eles são agricultores, outros artistas e alguns mais militares, mas todos estão prontos a servir à armada brasileira com todo o prazer, e ao Imperador D. Pedro I.
u os recomendo muito particularmente e estou persuadido que eles se mostrarão dignos da benevolência do Governo, qualquer que seja a maneira pela qual os senhores quererão emprega-los".
Conrad Meyer

Imigração Alemã para Nova Friburgo - Tradução feita pelo CDH - Departamento da Cultura - PMNF, do original em francês.

Fonte da informação: CDH – Centro da Cultura da Prefeitura do Municipio de Nova Friburgo
Pensamento ...
"Se nós não sabemos para onde vamos, devemos pelo menos tentar entender de onde viemos para adivinhar em que situação estamos." (Jules Romains)
Copyright © 2009 - www.schuindt.com.br - EES